Rubens Bueno defende ampliação de campanhas de saúde pública

Com o objetivo de ampliar as campanhas de conscientização e de saúde preventiva com foco em mulheres grávidas e meninas e meninos adolescentes, o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) ajudou a aprovar nesta quinta-feira três projetos que criam datas específicas para a realização de uma série de ações envolvendo a população. As propostas seguem agora para a análise do Senado.

Uma das medidas aprovadas, o PL 499/12 institui o Dia Nacional de Conscientização pelo Parto Humanizado, Digno e Respeitoso, que será celebrado anualmente no Dia das Mães. A proposta tem o objetivo de no mês de maio realizar campanhas nas comunidades e centros de saúde para promover um atendimento com mais qualidade. No mundo, 830 mulheres morrem por dia de causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto. No Brasil, a mortalidade materna é de 61 por 100 mil nascidos vivos.

Os outros projetos preveem a realização de atividades voltadas ao público juvenil para prevenir doenças. O PL 3931/21 cria o “Outubrinho Rosa”, a ser realizado anualmente em outubro para promover discussões e campanhas de conscientização sobre a adoção de hábitos saudáveis por meninas de até 15 anos. O objetivo é prevenir o surgimento de uma série de doenças que podem ser diagnosticadas e tratadas precocemente.

Já o PL 3930/21 cria o “Novembrinho Azul”, para promover as mesmas iniciativas voltadas aos adolescentes de até 15 anos, visando a diminuir o risco de adoecimento. Essas campanhas também o objetivo de conscientizar esses dois públicos sobre a importância da vacina contra o HPV.

Para Rubens Bueno, essas ações têm reflexos diretos no sistema de saúde. “A conscientização é fundamental para que a população tenha acesso a medidas preventivas e diagnóstico precoce de doenças. Informada, a pessoa corre menos risco de internações e de ter necessidade de procurar uma unidade de saúde já com uma doença em fase avançada. Uma população saudável também reflete em menos custos para o sistema de saúde. A prevenção é uma ferramenta que salva vidas e economiza recursos públicos”, destacou o deputado.

COMPARTILHAR

O site do Deputado Rubens Bueno utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.