Saiba quem é Rubens Bueno

Considerado seis vezes seguidas um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, o deputado federal Rubens Bueno está em seu 4º mandato na Câmara dos Deputados representando o estado do Paraná. Nascido em Sertanópolis (PR) em 1948 é professor. Político experiente, além de secretário de Justiça, Trabalho e Ação Social do Estado do Paraná (1987-90), foi duas vezes deputado estadual (1983-87 e 1987-91), deputado federal no Congresso Revisor (1991-95) e prefeito de Campo Mourão, PR (1993-96). No estado do Paraná, ocupou diversos cargos públicos, entre eles, o de diretor administrativo da Itaipu Binacional e o de presidente da Fundação de Ação Social.

Como secretário de Trabalho e Ação Social (depois incorporada a Secretaria de Justiça do Estado), desenvolveu o projeto da Universidade Popular do Trabalho voltada para o movimento popular e sindical. Parlamentar com bom trânsito no Congresso revelou-se um grande articulador desde quando assumiu pela primeira vez o cargo de líder do PPS na Câmara, em 2001. Debatedor qualificado permanece como líder da bancada desde que voltou a Câmara dos Deputados, em 2011.

Em 1982 foi eleito deputado estadual com mais de 30 mil votos. No seu mandato (83-86), Rubens Bueno foi reconhecido pelo Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Paraná como o deputado mais atuante da Casa. Foi responsável pela apresentação de um terço de todos os projetos de lei protocolados na mesa da Assembleia, num plenário de 58 deputados. Tornaram-se lei seus projetos do LIVRO DIDÁTICO, de ELEIÇÕES DIRETAS PARA DIRETORES DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL e dos AGROTÓXICOS (mais tarde adotados pelo Governo Federal). Foi reeleito o segundo deputado estadual mais votado do Paraná. Em 1990 foi eleito deputado federal.

Concorreu à prefeitura de Campo Mourão em 1992, sendo eleito com 77% dos votos válidos. Na sua gestão, de 1993 a 1996 saneou as finanças municipais – degradadas pela irresponsabilidade fiscal –, modernizou a máquina administrativa, pagou os salários atrasados, corrigiu as distorções da folha de pessoal (repondo velhas perdas salariais), introduziu mecanismos de estímulo e capacitação profissional ao funcionalismo, espalhou dezenas de obras no município, principalmente de caráter social, vinculadas à educação, saúde, saneamento e infraestrutura, Na cultura, inaugurou o Teatro Municipal de Campo Mourão. Na área do meio ambiente, inaugurou a Estação Ecológica do Cerrado, o Parque do Lago e o Parque Estadual Lagoa Azul, em convênio com o governo do Paraná. Também recebeu o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, para lançar o projeto nacional TODA CRIANÇA NA ESCOLA. Entregou a seu sucessor uma prefeitura saneada e moderna, com um perfil de dívida perfeitamente dentro da capacidade de pagamento do município. Sua gestão na prefeitura foi citada no livro “As cidades que dão certo – Experiências Inovadoras na Administração Pública Brasileira” de Rubem Figueiredo e Bolivar Lamounier. Na obra os autores reconhecem a reestruturação da educação, a diminuição radical da mortalidade infantil em Campo Mourão. Rubens também criou o PROJETO CEGONHA FELIZ.

Em 1998, foi eleito deputado federal. Em 2002 e 2006, foi candidato ao governo do estado. Dois anos antes disputou a prefeitura de Curitiba. Em 2010, volta à Câmara Federal, eleito deputado com 123.178 votos. Em 2012, disputou a prefeitura da capital paranaense como candidato a vice-prefeito e em 2014 foi reeleito deputado federal. Há seis anos é líder da bancada do PPS na Câmara dos Deputados e foi um dos principais líderes do movimento no Congresso Nacional que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Gabinete Parlamentar no Paraná
Rua Dr. Manoel Pedro, 683
Cabral - Cep: 80035-030
Curitiba-PR
Tel.: 41 3259-3223

Gabinete em Brasília
Câmara dos Deputados
Anexo IV, gab. 623
Cep: 70160-900
Brasília-DF
Tel.: 61 3215-5623

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Bruc Internet.