Notícias

Com as fortes chuvas de janeiro ameaçando diversas regiões do país, principalmente o Rio de Janeiro, os brasileiros voltam a conviver com o risco de desabamentos, deslizamentos e desastres previsíveis que, de tempos em tempos, provocam a morte de centenas de pessoas. Desde 2011, quando uma tragédia na região serrana do Rio provocou a morte de 428 moradores, o deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) vem cobrando mais recursos e ações efetivas para o Programa de Prevenção e Preparação a Desastres, de responsabilidade do Ministério da Integração Nacional.

Hoje, no Rio, várias cidades estão em estado de atenção por causas das chuvas. Em 180 comunidades do estado onde há risco de alagamentos e desabamentos, as sirenes de alerta estão desligadas por falta de recursos ou problemas burocráticos relativos aos contratos, que não foram renovados.

“Estamos falando de risco de vida. Não são casos imprevisíveis. Há diversas maneiras de prevenir as tragédias, como obras de contenção e ações para o deslocamento de famílias das áreas de risco. Mas infelizmente o trabalho nessa área não vem avançando de forma adequada e assistimos, por sucessivos governos, essa situação sendo negligenciada”, criticou o deputado.

Ele lembra que em 2012, logo após a tragédia na região serrana do Rio, convocou para audiência no Congresso, em pleno recesso parlamentar, o então ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para cobrar respostas sobre o andamento do programa de proteção e o possível uso político de recursos públicos destinados ao combate e à prevenção de desastres naturais. Na época, segundo a ONG Contas Abertas, o estado de Fernando Bezerra, Pernambuco, teria recebido 90% do valor pago em obras do programa Prevenção e Preparação a Desastres.

“De lá para cá, denúncias de uso político dessas verbas continuam surgindo. Temos estados embaixo d’água e não há uma preocupação mais efetiva dos governos para corrigir esses problemas que, mesmo previsíveis, não são combatidos e acabam ceifando a vida de centenas de pessoas ao longo dos anos”, lamentou Rubens Bueno.

Gabinete Parlamentar no Paraná
Rua Dr. Manoel Pedro, 683
Cabral - Cep: 80035-030
Curitiba-PR
Tel.: 41 3259-3223

Gabinete em Brasília
Câmara dos Deputados
Anexo IV, gab. 623
Cep: 70160-900
Brasília-DF
Tel.: 61 3215-5623

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Bruc Internet.