Notícias

O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR), questionou, nesta quarta-feira (28), o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, sobre como o governo brasileiro está lidando com a aquisição internacional de vacinas para combate à Covid-19.

 

As perguntas foram feitas durante audiência pública da Comissão da Câmara, que trata do tema. Bueno é vice-presidente do colegiado. Foi a estreia do ministro no Congresso Nacional, já que ele assumiu o cargo há cerca de um mês.

 

A gestão de Jair Bolsonaro é bastante criticada por não ter comprado vacinas antecipadamente, ainda em 2020. Especialistas apontam que essa demora na negociação com outros países levou o Brasil a ter índices baixos de imunização em massa de sua população.

 

“Quantos e quais são os acordos internacionais assinados para aquisição de vacinas? E como o ministério tem atuado para auxiliar a compra de medicações usadas na intubação de pacientes?”, perguntou o deputado do Cidadania.

 

O ministro respondeu que o Itamaraty “tem feito uma busca ativa para o acesso a vacinas em outros países” e que numa conversa recente com o secretário-geral da OBU, Antonio Guterrez, conseguiu a liberação para o Brasil de mais 4 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus. Carlos Alberto Franco França também anunciou que esta semana o governo brasileiro receberá o primeiro lote com 1 milhão de doses da Pfizer. Ainda segundo o ministro, o governo brasileiro negocia a compra de “excedentes” de vacinas da Astrazeneca.

 

Meio Ambiente e Corrupção


Ainda durante a audiência pública, Rubens Bueno também quis saber do chanceler brasileiro detalhes sobre o Fundo Amazônia e sobre o cumprimento de metas impostas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no combate à corrupção.

Escritório de Representação Parlamentar Curitiba
Rua Dr. Manoel Pedro, 683
Cabral - Cep: 80035-030
Curitiba-PR
Tel.: 41 3259-3223

Gabinete em Brasília
Câmara dos Deputados
Anexo IV, gab. 916
Cep: 70160-900
Brasília-DF
Tel.: 61 3215-5916

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Bruc Internet.